Home / Destaques / Fonte do Itororó Santos

Fonte do Itororó Santos

Fonte do Itororó Santos

Conta o falecido escritor Olao Rodrigues, em seu livro Cartilha da História de Santos (1980, Santos), que a fonte, situada no sopé do Monte Serrate, era “servida por água límpida e cristalina, que brotava da rocha a meio caminho do lendário morro” e “muita gente para lá acorria a fim de saborear o bom líquido, com ou sem sede, pois dizia-se que quem dela sorvesse, não mais deixaria a cidade. E a lenda pegou. Fez fama. Certo é que centenas e milhares de criaturas que tomaram a gostosa água aqui ficaram como desejavam.”

Fui a Itororó beber água e não achei, adeus bela morena que no Itororó deixei..

A música é bem conhecida e cantada pelas crianças em todo o Brasil, até mesmo por muitos santistas que desconhecem a sua origem.

Aliás, algumas pessoas confundem a origem da música, envolvendo na sua história o Dique do Tororó, que fica na cidade de Salvador, Bahia, são coisas completamente diferentes. Fonte do Itororó é em Santos.

Eu fui no Tororó ou fui no Itororó

A princípio chamada de Tororó, que em tupi quer dizer jorro ou enxurrada, mais tarde a bica passou a ser denominada de Itororó, que significa água barulhenta ou de enxurrada. Os dois termos, portanto, estão corretos.

Ela formava o ribeiro do Itororó, cortado por pontes de madeira e que atravessava ruas como a atual João Pessoa e XV de Novembro, em direção ao mar.

Pertenceu a Brás Cubas, fornecendo água para seu curtume, abasteceu uma lavanderia pública e, em 1932, serviu a Empresa Águas do Itororó, fabricante de refrigerantes.

Brás Cubas (nascido em dezembro de 1507 e falecido no ano de 1592) foi um fidalgo e explorador português. Fundador da vila de Santos, governou por duas vezes a Capitania de São Vicente (da primeira vez dos anos de 1545 à 1549 e pela segunda vez dos anos de 1555 à 1556). É considerado por alguns historiadores como fundador de Mogi das Cruzes, em 1560.

Eu fui no Itororó letra

Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada

Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha !

Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar !
Por que eu tenho o Paulinho
Para ser o meu par !

Fonte do Itororó, Praça Corrêa de Melo – Centro, Santos

Sobre imoveisnabaixada_admin

Veja também

Ilha Diana - Santos

Ilha Diana – Santos

Ilha Diana é um bairro localizado na parte continental da cidade de Santos, na confluência …