Home / Destaques / 8 competências que não podem faltar em um Corretor de Imóveis de Sucesso

8 competências que não podem faltar em um Corretor de Imóveis de Sucesso

As competências de um Corretor de Imóveis

Ser um Corretor de Imóveis de sucesso é muito mais que “só” oferecer imóveis vários aos clientes e chegar ao fim do mês com um monte de números de contatos, visitas, etc.

Para os leigos o processo pode parecer simples: basta ter um corretor “bom de conversa” e um comprador disposto a gastar dinheiro que o negócio será fechado.

No entanto, trabalhar com vendas, a essência da intermediação imobiliária, assim como em qualquer outra profissão, exige conhecimento específico e habilidades relacionadas diretamente ao dia a dia.

As pessoas já não caem mais no famoso “papo de vendedor” e, atualmente, fazer uma venda é possível apenas para quem prova que a alternativa oferecida realmente é boa para o cliente.

Por conta disso, o profissional precisa estar sempre atento ao seu mercado.

Além de conhecer profundamente o imóvel que está trabalhando, o Corretor de Imóveis precisa ter uma noção bem clara do segmento que está atuando.

É preciso conhecer as tendências, ter mapeado os principais atributos dos concorrentes (muito provavelmente, vc representa apenas 1 das várias opções do comprador.. o que mais estão oferecendo para ele?), enfim, tudo para que os argumentos estejam baseados nos seus diferencias e sejam os mais concretos possíveis.

O Corretor de Imóveis de sucesso precisa ser flexível e atento ao perfil de cada cliente, e adotar uma postura diferenciada para cada negociação.

Isso porque cada venda tem uma característica única, fazendo com que não exista uma metodologia exclusiva para alcançar o sucesso.

Cada comprador tem uma personalidade, e é preciso identificar seus motivadores de compra para acertar na abordagem e oferecer algo que realmente faça a diferença.

O Corretor de Imóveis de sucesso entende o cliente, investiga necessidades e oportunidades, fala na sua linguagem e se coloca na sua posição para definir qual é a melhor opção para apresentar sua proposta de valor.

Mesmo não existindo caminhos prontos, podemos dizer que oito competências são imprescindíveis para a carreira de um vendedor profissional. São elas:

1 – Disciplina

Reserve momentos no mês e na semana para se planejar.

Tente fazer pelo menos duas paradas no decorrer do dia para avaliar se está investindo a sua energia em um trabalho que vai gerar retorno.

Mesmo após inúmeros “nãos”, é preciso manter o foco nas ações diárias e no que realmente é importante para alcançar a meta.

A maioria dos vendedores não planeja fracassar, mas falha pela falta de planejamento e organização.

2 – Comunicação

O vendedor profissional é articulado e sabe se expressar de forma clara e objetiva, o que não significa falar muito.

Seja preciso na comunicação.

Evite os jargões, pois o senso comum não nos dá os elementos necessários para a inovação.

Tenha um repertório, pesquise a concorrência, conheça as características e benefícios do produto/serviço e busque informações o tempo todo.

3 – Criatividade

Busque alternativas para chegar até o cliente, use argumentos que o envolvam.

Faça com que ele se imagine desfrutando dos benefícios dos produtos e serviços.

Crie novas oportunidades e proponha soluções inovadoras.

4 – Capacidade investigativa

Fazer perguntas e saber ouvir para entender as necessidades do cliente é essencial para uma venda de sucesso.

Não adianta forçá-lo a fazer uma compra pensando apenas na sua comissão. O bom vendedor entende e identifica as dificuldades e necessidades do cliente, mapeando-as, para depois apresentar uma solução realmente eficaz.

Clientes satisfeitos voltam e fazem indicações positivas, enquanto aqueles que se sentem enganados só trazem contribuições negativas e normalmente espalham a indicação negativa para vários dos seus contatos.

5 – Adaptabilidade

Aptidão inerente à carreira de Corretor de Imóveis.

É preciso aprender a lidar com diferentes perfis de clientes, influenciando todas as pessoas envolvidas no processo de compra.

Para isso, administre suas emoções, frustrações e saiba se adequar ao que for necessário para alcançar suas metas.

6 – Empatia

Criar identificação e inspirar confiança fazem toda a diferença na relação comercial.

Cuide da aparência e vista-se de acordo com o perfil da venda e do cliente. Isso pode ser fundamental para transmitir uma boa impressão.

Normalmente, as pessoas preferem se relacionar e confiam em quem se parece com elas.

Procure entender e falar sobre o que é importante para o cliente, seja ele um problema a ser resolvido ou um sonho que ele quer realizar.

7 – Networking

Quantas pessoas conhecem você?

Não importa apenas quantas pessoas você conhece, mas sim, quantas sabem quem é você e o que faz.

Em um mundo cada vez mais competitivo, conhecer pessoas, manter relações saudáveis com companheiros de trabalho e estar atento aos acontecimentos é fundamental para quem pretende se destacar e explorar oportunidades.

É imprescindível cultivar uma rede de relacionamentos, pois nem sempre somos capazes de encontrar oportunidades sozinhos.

8 – Tenacidade comercial

A capacidade de entrar em ação, buscar resultados, ser otimista e persistente proporcionam vitalidade ao dia a dia do vendedor profissional.

Ser persistente é diferente de ser insistente.

Não desista da venda na primeira negativa, especialmente se estamos falando de investimentos elevados, que irão envolver negociações extensas.

 

Sobre imoveisnabaixada_admin

Veja também

Trabalhar juntos

O Novo Corretor de Imóveis

Corretor ou Corretora de Imóveis Tenho certeza de que você percebeu que o mercado imobiliário …