Home / Treinamento / 5 dicas para fotografar imóveis

5 dicas para fotografar imóveis

Apartamento de frente para o mar

A fotografia é um dos aspectos mais importantes no processo de venda de um imóvel, e quando associada a uma boa descrição, facilita a vida de todo mundo.

Se por um lado a compra de um imóvel começa pelos olhos, por outro, a existência de informações mais precisas (inclui boas fotos) reduz os custos da corretagem.

As pessoas desejam informação rápida e objetiva, em um contexto de grande oferta.

Ao final deste texto tem um vídeo que fala um pouco sobre a diferença de fotos tiradas com câmeras compactas e smartphones.

Vamos focar em dicas que servem para qualquer um dos casos:

1. todo bom corretor tenta captar a “alma” do imóvel. É aquela característica que vai inclusive servir para a chamada do anúncio. Por exemplo: “Lindo apartamento de frente para o mar”. Qual foto vai representar essa chamada? São 3 elementos que sempre vão estar juntos: a primeira foto (do álbum), a chamada e a descrição. É importante que esses 3 elementos estejam em sintonia. Prepare-se, então, para tirar uma boa (excepcional) foto para a capa;

2. obtenha fotos na sequência do que seria uma visita. Jamais apresente fotos “desconectadas”, por exemplo, foto do quarto, depois cozinha, WC, aí volta para cozinha, pula para o quintal, mostra uma foto da sala, aí outra foto do WC, enfim.. a sequência de fotos que vc vai mostrar no site deve ser mais ou menos aquilo que uma pessoa veria se visitasse o imóvel;

3. objetivo e enquadramento: a foto deve ter um propósito (que propósito tem uma foto da parede?) e oferecer a maior quantidade de informação possível (enquadramento).. fotos de pias, por exemplo, não são boas.. se possível, tente obter uma imagem mais ampla, o contexto onde está a pia. Evite fotografar portas e o batentes ao tentar ampliar o enquadramento;

4. explore os vários ângulos que uma foto pode ser tirada.. é melhor vc ter várias fotos (e poder escolher as melhores depois no escritório) do que tirar poucas fotos e depois ter que ou voltar ao imóvel ou usar fotos que não ficaram boas..

5. na medida do possível, evite tira fotos de imóveis bagunçados.. converse com o proprietário, solicite sua colaboração no sentido de organizar o local a fim de demonstrar um ambiente clean e pronto para se viver. Em um quarto com camas, veja se elas estão bem forradas. Se precisar, estique os lençóis e alinhe os travesseiros. Em um banheiro, tire o cesto de lixo ou a toalha usada, que está pendurada, e assim por diante.

Sobre imoveisnabaixada_admin

Veja também

Apartamento de frente para o mar

5 dicas para fotografar imóveis

A fotografia é um dos aspectos mais importantes no processo de venda de um imóvel, …