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10 erros comuns que podem matar a sua venda

Erros em vendas

Vender é uma arte

E a boa venda por si só já é difícil.. fácil, só a venda de pipoca em porta de circo.. mas a comissão não é lá essas coisas..

Por se tratar de um processo com muitos elementos subjetivos, basta um comportamento impensado, uma palavra mal colocada, entre outros detalhes, para matar a possibilidade de uma venda bem sucedida.

Já é difícil normalmente, imagine em tempos de mercado deprimido..

Por isso, mais do que nunca o Corretor de Imóveis deve deixar de ser apenas um apresentador de informações e se transformar em um gestor de relacionamentos.

E no contexto dessa nova postura, você vai precisar resolver alguns probleminhas..

Conheça os 10 erros “mais comuns” e que não podem ser cometidos durante a intermediação imobiliária.

1 – Corretor de Imóveis não é vidente

Não existe uma situação tão chata quanto aquela em que o Corretor de Imóveis tenta adivinhar o que o cliente está pensando, antes mesmo do cliente se pronunciar.

Na maioria das vezes, o corretor não sabe o que o comprador está verdadeiramente desejando e corre o risco de gerar uma frustração e a quebra de confiança nessa relação de compra e venda.

2 – Corretor de Imóveis que não saber escutar

Costumo dizer que a melhor técnica de vendas que existe é saber ouvir.

É o cliente quem deve passar quais são os motivos que o levaram a procurar pelo Corretor de Imóveis.

Além de não tentar adivinhar os pensamentos do cliente, é importante que o Corretor ouça o que o comprador tem a dizer.

Motive o seu cliente a falar.

Com essa atitude as chances da sua corretagem ser bem sucedida são bem maiores, pois você terá as melhores condições para oferecer ao seu cliente aquilo que ele realmente procura.

3 – Corretor de Imóveis que fala demais

É outra face da moeda: de um lado, não saber ouvir. Do outro, falar demais.

Estes três primeiros erros, citados acima, normalmente andam juntos.

O corretor de imóveis que não sabe escutar tenta adivinhar o pensamento do cliente, e por fim acaba falando demasiadamente, e as chances de agradar o cliente e concretizar a venda são minimizadas.

4 – Corretor de Imóveis que tem superego

Este é o caso do corretor que quer aparecer mais na venda do que o cliente, que fica falando de si, das próprias conquistas e esquece o principal: o desejo do cliente.

Se você já encontrou um profissional com esse perfil, com certeza saiu da imobiliária sem comprar e ainda pensou “que corretor chato”.

Eu já passei por situações assim e sei o quanto isso é desagradável.

Portanto Corretores e Corretoras de Imóveis, fiquem atentos.

O protagonista de uma venda deve ser o cliente.

Ao profissional do mercado imobiliário cabe o papel de cuidar dos bastidores para que o final desse enredo seja o “felizes para sempre”, ou seja, relacionamento criado, venda bem sucedida e cliente satisfeito.

5 – Corretor de Imóveis que mostra somente aquilo que ele mesmo compraria

Do primeiro ao quinto erro é como se o efeito viesse em cascata. Um erro leva ao outro.

O Corretor de Imóveis não escuta, não conhece os desejos e as necessidades do cliente, não lhe dá a devida atenção, pensa apenas em si e acaba oferecendo aquilo que ele acredita ser o melhor para o cliente, baseado em seus próprios gostos e não nos sinais demonstrados pelo comprador ao longo do atendimento.

6 –Falta de preparo

Este sexto erro é muito comum e extremamente frustrante para o cliente.

O comprador, na maioria das vezes, procura pelo Corretor de Imóveis com a perspectiva de informações bem detalhadas, capazes de lhe dar segurança para fechar o negócio.

Não ter as dúvidas sanadas é um dos grandes motivos para a não concretização da venda.

7 – Vender características ao invés de benefícios

É fundamental estar preparado e conhecer profundamente o produto ou o serviço que está em negociação, pois o cliente está interessado nos benefícios que determinada compra proporcionará a ele.

E só quem está preparado é capaz de ir além das características técnicas.

Não apenas sanando as dúvidas do cliente, mas expandindo a experiência de compra, vendendo valores, benefícios, bem estar, segurança, etc.

O Corretor de Imóveis tem que ter o domínio desse processo de vendas, sabendo envolver o cliente ao responder a todas as dúvidas, objeções e não fugindo dos pontos críticos.

8 – Pensar que está fazendo um favor para o cliente

O Corretor ou Corretora de Imóveis deve ter em mente que a venda envolve um relacionamento mútuo.

Tanto cliente quanto vendedor visam estabelecer uma relação de troca, portanto não há nenhuma relação de favor.

9 – Reduzir o desejo de compra do cliente a um simples produto

O cliente está em busca de algo que vai além de uma transação financeira e o Corretor de Imóveis precisa ter a sensibilidade para perceber esse envolvimento, pois há diversos tipos de motivações para essa compra.

Pode ser, por exemplo, a realização de um sonho, uma necessidade, um sentimento, uma lembrança, entre outros.

Portanto, não há como reduzir esse desejo de compra do cliente a simples produto.

O Corretor de Imóveis nesse momento deve buscar o equilíbrio, a paciência, a humildade e a sabedoria para lidar com as diferentes demandas dos clientes.

10 – O profissional que está Corretor de Imóveis

Mais comum do que desejamos, esta é a situação em que o profissional está Corretor de Imóveis apenas porque foi a oportunidade que o mercado lhe ofereceu no momento, mas não é apaixonado pelo que faz e não está preocupado em construir uma carreira na corretagem.

Sendo assim, não há um engajamento, não há envolvimento com o processo de venda, nem o entendimento sobre a importância do relacionamento com os clientes.

Sempre digo que relacionamentos são negócios disfarçados e que a venda é consequência da criação de uma sintonia com o cliente na perspectiva do entendimento das motivações de compra e da satisfação desse comprador.

E só é capaz de entender isso quem abraça a profissão de Corretor de Imóveis, não aquele que está corretor como uma profissão de passagem. Pense nisso!

Corretor de Imóveis é um Vendedor Especializado!

Coloque-se no lugar do cliente e analise com cuidado esses erros que são mortais para qualquer venda, independente do seu segmento de atuação.

Você, no papel de cliente, se sentiria confortável nessas situações e, principalmente, compraria o produto ou serviço de corretores que praticam esses erros?

Compartilhe conosco sua experiência.

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Texto base: Administradores.com

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